Equipamentos Sociais – ALT20-06-4842-FEDER-000127

Designação do projeto | AANTA2020 – REQUALIFICAÇÃO DAS INSTALAÇÕES Código do projeto | ALT20-06-4842-FEDER-000127 Objetivo principal | Constituem-se como objetivos da Operação, os seguintes: 1. Melhorar as condições de instalação e funcionamento das respostas sociais da Instituição; 2. Melhorar as infraestruturas, tendo em vista as necessidades atuais e também as futuras; 3. Dotar a Instituição […]

Designação do projeto | AANTA2020 – REQUALIFICAÇÃO DAS INSTALAÇÕES

Código do projeto | ALT20-06-4842-FEDER-000127

Objetivo principal | Constituem-se como objetivos da Operação, os seguintes: 1. Melhorar as condições de instalação e funcionamento das respostas sociais da Instituição; 2. Melhorar as infraestruturas, tendo em vista as necessidades atuais e também as futuras; 3. Dotar a Instituição de meios físicos e tecnológicos satisfatórios para uma resposta de qualidade nos cuidados prestados; 4. Aumentar a qualidade do serviço prestado, quer ao nível das instalações (maior conforto, mais segurança), quer ao nível dos equipamentos (mais confortáveis, mais modernos)Execução de estudos e tarefas de assessoria necessários à realização dos investimentos no edifício para aumentar o seu desempenho energético, tendo como objetivo a redução do consumo de energia [primária], a diminuição das emissões de CO2 associadas e a redução dos custos de exploração.

Região de intervenção | Beirã – Marvão

Entidade beneficiária | ANTA – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DE DESENVOLVIMENTO DA BEIRÃ

Data da aprovação | 29-11-2018

Data de início | 01-01-2019

Data de conclusão | 31-07-2021

Custo total elegível | 61.255,06 Euros

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 52.066,80 Euros

Objetivos, atividades e resultados esperados

A presente operação de Requalificação das Instalações da A ANTA – Associação Cultural e de Desenvolvimento da Beirã visou a melhoria das condições e funcionamento das respostas sociais, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, através da requalificação dos edifícios e aquisição de equipamentos físicos e tecnológicos, permitindo, assim, aumentar a qualidade do serviço prestado.

A requalificação das instalações incidiu em duas frações de um edifício pertencente à instituição: a fração A e a B. Na fração A, foram criados espaços próprios de arrumação, evitando a utilização dos balneários para esse fim, tal como acontecia antes da intervenção, assim como foram criadas as condições necessárias para a utilização dos balneários, tão importantes quando são realizadas atividades e festas neste pavilhão. Na fração B, onde se encontra localizado o Centro de Dia, os escritórios e a cozinha que dá resposta a todas as valências da Instituição, foi substituído o pavimento de corticite existente por um pavimento em mosaico, foi também criado um vestiário para os colaboradores e no espaço da cozinha foi criado um espaço de receção para os fornecedores, de forma a evitar a sua entrada (desnecessária). No que respeita à cozinha, foram adquiridos equipamentos como arca frigorífica, estufa quente e conjunto de portas para fechar bancada. O presente projeto de investimento visou, também, a pintura geral, interior e exterior do edifício, a substituição de caixilharias e janelas, bem como a substituição da iluminação das instalações (colocação de lâmpadas LED) e a aquisição de mobiliário diverso (mesas e cadeiras).

Os trabalhos propostos e aprovados em candidatura foram executados como previsto.

Beneficiam desta intervenção de requalificação da A ANTA 48 utentes.